Introdução


Foto cedida HSW Shopper
iPod vídeo
Em 2001, a Apple apresentou o iPod, um MP3 player com a capacidade de armazenamento inédita de 5 gigabytes. Cinco gerações de iPods mais tarde, o dispositivo reproduz músicas, filmes e álbuns de fotos, e você pode armazenar até 80 GB de qualquer tipo de arquivo que desejar. A evolução tem sido uma aula de comercialização e desenvolvimento de produtos eletrônicos: milhões de pessoas estão tão ligadas ao iPod que continuam a comprá-lo, como também os produtos Apple relacionados a ele, apesar da curta vida útil da bateria e dos consertos difíceis.

Neste artigo, descobriremos por que tantas pessoas compram tantos iPods, vamos dissecar um iPod vídeo para descobrir como ele funciona e verificar o tipo de software que está disponível para aumentar sua funcionalidade.

Fundamentos do iPod
O iPod vídeo de 5ª geração (5g) é muito mais do que um MP3 player. É um player de áudio digital, vídeo player, visualizador de fotos e disco rígido portátil, o que o torna um completo centro portátil de mídia (em inglês). Ele está disponível com capacidades de 30 GB e 80 GB, e possui uma tela colorida de LCD (cristal líquido) de 2,5 polegadas. Além do iPod 5G, a geração atual de players iPod inclui o:

  • iPod shuffle, com uma capacidade de 1 GB, que somente toca músicas e não possui visor;
  • iPod nano, que reproduz áudio digital, exibe fotos digitais, vem com capacidades de 2, 4 e 8 GB e possui um fator de forma de tela menor do que o iPod video.


HSW Shopper
(da esquerda para a direita) iPod shuffle, iPod nano, iPod video

Neste artigo, focalizaremos o mais avançado iPod de 5ª geração, com capacidades de áudio e vídeo.

Apesar de o iPod ser um produto da Apple, funciona tanto em máquinas Mac quanto Windows. Como ele é o media player campeão de vendas nos Estados Unidos, provavelmente a grande questão é: o que o torna diferente de qualquer outro media player digital? A resposta será diferente dependendo de quem responde. Alguns poderão dizer que é o fator da forma. O iPod vídeo de 80 GB tem apenas 1,4 cm de espessura e pesa cerca de 156 gramas. Para comparar, o iRiver PMC-140 (um centro portátil de mídia baseado em Windows) tem 3,3 cm de espessura e pesa 272 gramas, e armazena apenas 40 GB (mas a tela é maior - 3,5 polegadas).

Outras pessoas poderão dizer que é a Apple Click Wheel, uma roda sensível ao toque, que facilita incrivelmente a navegação pelos diversos menus e opções usando só o polegar. De acordo com Steve Jobs, executivo chefe da Apple, em entrevista à Newsweek (site em inglês): "ela foi desenvolvida a partir da necessidade do Mini, porque não havia espaço suficiente (para os botões). Mas no instante em que nós a experimentamos, nos perguntamos por que não pensamos nisso antes". E por fim, alguns poderiam dizer que a melhor coisa no mundo é a superafinada integração iPod/iTunes que, ironicamente, alguns amaldiçoarão até o fim dos tempos.


Interface do iTunes

O iTunes é o software de jukebox/player de mídia integrado que acompanha o iPod. Ele é armazenado em seu computador e o utiliza para organizar, reproduzir, converter e fazer o download de arquivos a partir de uma fonte externa para seu computador e de seu computador para um iPod. Na verdade, ele não é diferente do software que vem com qualquer outro media player portátil. O que torna o iTunes uma invenção brilhante do ponto de vista de um consumidor de produtos eletrônicos é a iTunes Store embutida, que faz os usuários de iPod retornarem à Apple com regularidade.

Obrigado
Agradecemos a Daniel Guzman por sua colaboração na elaboração deste artigo.

A iTunes Store permite que os usuários de iPod adquiram músicas, filmes, podcasts, audiolivros e vídeos de músicas com um clique. Ela é uma parte integral do software iTunes. A Loja oferece 3,5 milhões de músicas, milhares de podcasts, 3 mil vídeos de música e 20 mil audiolivros, assim como programas de TV, filmes de cinema e jogos para iPod vídeo. Por meio do iTunes você pode assistir ou ouvir aos arquivos em seu computador e fazer o download para seu iPod. E não precisa sequer clicar e arrastar: o software iTunes se auto-sincroniza com o iPod sempre que é conectado a seu computador através da porta USB 2.0 (você pode usar o FireWire para carregá-lo, mas não para sincronizá-lo). Basta plugá-lo e o iPod automaticamente faz o download de todos os novos arquivos que você adicionou à jukebox do iTunes desde a última vez que ele foi conectado. Ele também envia para o iTunes todos os novos dados que você adicionou a seu iPod desde a última vez que os dois conversaram, como listas de reprodução e classificações de músicas.

Mitos do iPod
  • Se eu usar o iPod como meu media player digital, só vou poder fazer o download de músicas da iTunes Store.
    Falso. Você pode fazer o download de músicas de outros sites (desde que o site não use o Windows Media
    DRM. O iPod não é compatível com essa codificação).
  • Se eu usar o iPod como meu media player digital, só vou poder usar o software iTunes como minha jukebox.
    Falso. Enquanto o iPod é feito para funcionar com o software iTunes, há outras jukeboxes que você pode usar com seu iPod.
  • Se eu fizer o download de arquivos MP3 ou WAV para meu iPod, eles serão convertidos em um formato de áudio proprietário.
    Falso. O download de arquivos para um iPod não muda o formato. O iPod pode reproduzir arquivos de áudio MP3, WAV, AAC, AIFF, Apple Lossless e Audible 2, 3 e 4.

Recursos e hardware do iPod


Além da integração e auto-sincronização do iTunes, a Click Wheel (saiba mais na seção de hardware) e o fator de forma delgada, alguns dos recursos mais notáveis do iPod incluem:
  • Áudio
    O iPod de 80 GB armazena até 20 mil músicas (7,5 mil para o modelo de 30 GB). A função de busca permite que você digite palavras-chave (nome da música, artista, álbum) usando a roda clicável para localizar uma canção no disco rígido do iPod. Ele suporta arquivos de áudio MP3, WAV, AAC, AIFF, Apple Lossless e Audible 2, 3 e 4. Você pode fazer o download de músicas da iTunes Store, de um site de download de MP3 diferente ou copiá-las de seus CDs para o software iTunes. Você precisa entrar no software iTunes para fazer o download de arquivos para o iPod (a menos que você faça o download de um hack que permita contornar o iTunes - veja mais sobre hacks na seção de Software). Você pode ouvir audiolivros em diversas velocidades (normal, mais rápida ou mais lenta), sem distorcer seriamente o som, além de conectar seu iPod a seu estéreo de casa por meio de uma tomada mini-para-RCA. O dispositivo vem com 22 pré-ajustes de equalizador para diferentes estilos de música.
  • Vídeo
    A versão de 80 GB armazena até 100 horas de vídeo. Ela suporta arquivos H.264 e MPEG-4, assim como arquivos MOV convertidos para vídeo amigável ao iPod por meio do software iTunes. Você pode reproduzir podcasts de vídeo, vídeos de música, filmes de cinema e programas de TV no iPod, mais seus próprios DVDs e vídeos caseiros que você codifica usando o QuickTime Pro e baixa para seu player por meio do iTunes.
  • Fotos
    O player de 80 GB armazena até 25 mil fotos. Ele suporta arquivos convertidos a partir de JPEG, BMP, GIF, TIFF, PNG e PSD. Você pode fazer o download de suas fotos para o iPod a partir do Mac iPhoto ou Windows Adobe Photoshop Elements/Album. Usando uma conexão RCA ou S-vídeo (S-vídeo por meio do acessório dock), você pode conectar o iPod a seu home-theater para assistir a apresentações de fotos (completas com trilha sonora) ou vídeos em uma tela maior.
  • Disco rígido externo
    O iPod pode funcionar como um disco rígido portátil, transportando todos os tipos de arquivos entre computadores. Basta escolher "enable disk usage" (habilitar uso do disco) no software iTunes e você pode carregar o que quiser no disco rígido do player.
  • Sincronização de calendário/contatos
    O iPod faz downloads automáticos de todos os novos dados de contatos/calendário acrescentados ao Mac iCal ou Microsoft Outlook/Outlook Express desde a última vez que o iPod foi conectado a seu computador.
  • Jogos
    O iPod vem com quatro jogos pré-carregados. Você também pode fazer o download de jogos a partir da loja iTunes, de outras companhias ou mesmo criar o seu próprio (veja a seção "Software iPod").
  • Integração com o carro
    Se você tem um iPod e quer comprar um carro novo ou um novo equipamento de som automotivo, você pode obter um que integre totalmente seu player no sistema de som. Há estéreos instalados no carro pelo fabricante que suportam a integração com o iPod a um nível que você pode verificar o dispositivo por meio dos controles do equipamento de som ou do volante de direção.

Para uma lista completa dos recursos do iPod, veja Apple: iPod (site em inglês). Agora, daremos uma olhada em um iPod vídeo para descobrir como e qual hardware ele usa para dar conta dessas tarefas.


Comparação de recursos do iPod: 2001-2005
Modelo
Armazenamento
Visor
Mídia
Navegação
Vida da bateria (horas)
Peso médio
1G
('01-'02)
5/10/20 GB
mil a 4 mil músicas
LCD P/B de 2 pol.
Áudio
Thumbwheel
10
184 g
2G
('02-'03)
5/10/20 GB
LCD mono de 2 pol.
Áudio
Touch Wheel
10
184 g
3G
('03-'04)
10/15/30 GB
LCD mono de 2 pol.
Áudio
Touch Wheel
8
159 g
mini 1G
('04-'05)
4 GB
LCD mono de 1,67 pol.
Áudio
Click Wheel
8
102 g
4G
('04-'05)
20/40 GB
LCD mono de 2 pol.
Áudio
Click Wheel
12
159 g
U2
('04-'05)
20 GB
LCD mono de 2 pol.
Áudio
Click Wheel
12
159 g
photo
('04-'05)
30/40/60 GB
LCD colorido de 2 pol.
Áudio, Foto
Click Wheel
15
181 g
shuffle
('05- )
1 GB Flash
Nenhum
Áudio
Control pad
12
15,6 g
mini 2G
(2/05-7/05)
4/6 GB
Visor mono de 1,67 pol.
Áudio
Click Wheel
18
102 g
colorido
(6/05-10/05)
20 GB
LCD colorido de 2 pol.
Áudio, Foto
Click Wheel
15
167 g
U2 colorido
(6/05-10/05)
20 GB
LCD colorido de 2 pol.
Áudio, Foto
Click Wheel
15
167 g
nano
('05- )
2/4/8 GB
LCD colorido de 1,5 pol.
Áudio, Foto
Click Wheel
14
40 g
5G
('05- )
30/80 GB
LCD colorido de 2,5 pol.
Áudio, Foto, Vídeo
Click Wheel
14/20
146 g
Fonte: EveryMac.com

Hardware do iPod


Além do LCD rachado, o iPod que estamos dissecando está detonado
Antes de abrir nosso iPod vídeo, há algumas coisas que você precisa saber. Primeiro, a tela deste iPod está rachada. Como ninguém aqui no HowStuffWorks ofereceu voluntariamente seu pequeno e perfeito iPod como material para a chave de fenda deste autor, nós fomos até o eBay para encontrar uma unidade danificada que pudéssemos abrir de consciência tranquila. O que nos lembra a segunda coisa que você precisa saber: os iPods são quase tão valiosos quebrados quanto em boas condições. Depois de diversos lances de última hora, descobrimos que tivemos de pagar cerca de US$ 200 por um iPod vídeo de 30 GB com a tela LCD quebrada. Esse era o preço final médio para esse tipo de unidade, enquanto um iPod novo, em perfeitas condições, custa US$ 299. Ficamos de queixo caído! Será que centenas de pessoas estão escrevendo artigos que incluem uma dissecação de iPod? Será que há tantas pessoas viciadas assim em remendar aparelhos eletrônicos de alto custo? Os iPods são realmente tão difíceis de ser consertados pela Apple assim que a garantia de um ano termina? O artigo do The New York Times "Boa Sorte Com Aquele iPod Quebrado", de 4 de fevereiro de 2006, sugeria essa última opção, embora todos também pensem assim.

Dito isso, vamos abrir essa belezinha.

Para a maior parte da funcionalidade do iPod vídeo, lidamos com sete componentes principais:

  • disco rígido - unidade de disco rígido de 30 GB Toshiba de 1,8 pol.
  • bateria - recarregável de íons de lítio (700 mAh, 3,7V)
  • click wheel - navegação via roda sensível ao toque e botões mecânicos
  • visor - LCD TFT de 2,5 pol. (6,4 cm)
  • microprocessador - PortalPlayer PP5021C com núcleos duplos ARM7TDMI
  • chip de vídeo - bnroadcom BCM2722
  • chip de áudio - Wolfson Microelectronics codec WM8758

O estojo realmente não é difícil de abrir. Usamos uma espátula metálica de 15 cm para separar a emenda. Quando você percebe que precisa enfiar a lâmina debaixo da borda estreita de um lado do estojo (em vez de forçá-la diretamente para baixo), ele se separa bem rápido. Eis o que vimos quando separamos o conjunto:


Este iPod vídeo usa um disco rígido de 30 GB Toshiba de 1,8 pol. (modelo MK3008GAL), de 4200 rpm, interface USB. Ele pesa 48 gramas e acomoda 30 GB em um prato único, espremendo 14,5 gigabits por centímetro quadrado. Para encaixar tanto em tão pouco espaço, a unidade usa guias menores e mais leves (que mantêm o espaçamento correto entre as cabeças de leitura/gravação e a superfície de registro) e uma tecnologia de película fina sensível nas cabeças e no prato. A sensibilidade aumentada permite a gravação de maior número de bits por centímetro quadrado.

Quando você remove a parte frontal do estojo, vê a tela de cristal líquido, a placa-mãe e a click wheel:


A Click Wheel representa uma seção por si mesma e veremos essa tecnologia na próxima página. Vamos começar com o visor do iPod vídeo.

O visor é um LCD TFT de 2,5 polegadas, 16 bits. Tem uma resolução de 320 x 240 pixels e um dot pitch (espaçamento) igual a 0,156. A tela é incrivelmente fina, somente 3,175 mm de espessura.


Os conectores usados no iPod são minúsculos. Em vez dos conectores plásticos que você encontra em dispositivos maiores, as pontas dos fios que se conectam aos vários componentes do iPod são revestidas de uma película que os enrijece para criar uma entrada viável. Aqui você pode ver onde o LCD se conecta à parte posterior da placa-mãe (com uma moeda de 10 centavos de dólar para referência):


Todos os chips e dispositivos de memória que fazem o iPod funcionar se localizam na placa-mãe. Eis a parte dianteira:


E aqui está a traseira:


Na imagem acima, você pode ver o controlador da click wheel. Uma "matriz de sinal misto" é um chip que pode lidar tanto com dados analógicos quanto digitais. No caso da click wheel, o controlador precisa aceitar dados analógicos gerados pelo movimento de um dedo sobre a superfície da roda e transformá-los em dados digitais que o microprocessador possa entender. Vamos descobrir como ele faz isso.

A bateria
A bateria do iPod é completamente embutida. Não é possível simplesmente colocar um par de baterias AA novas quando elas param de carregar. Essa bateria embutida tem sido uma dor de cabeça tanto para os proprietários de iPod quanto para a Apple.

Originalmente, a bateria do iPod não somente não era substituível pelo usuário, como também era muito cara de substituir via Apple. Quando sua bateria se esgotava (algumas vezes menos de um ano depois de comprar o iPod), você tinha de enviar seu iPod para a Apple para a substituição e a bateria nova custava US$ 100. Após um monte de comentários negativos na imprensa e uma ação coletiva, o programa de substituição de baterias de iPod da Apple custa US$ 59. A ação coletiva foi julgada e os proprietários de iPod relacionados na ação foram compensados com vales de US$ 50 e reembolsos parciais para suas substituições de bateria de US$ 100.

A Apple defende o uso de uma bateria não substituível pelo usuário explicando que a bateria embutida permite o design ultrafino pelo qual o iPod é conhecido.

Há maneiras de substituir a bateria sem enviar seu iPod para a Apple. Veja Respostas às perguntas freqüentes sobre bateria de iPod (site em inglês) para aprender mais.

A "click wheel"

A click wheel é um anel sensível ao toque que você usa para navegar por todos os menus do iPod e controlar todos os seus recursos. Ela proporciona duas maneiras de introduzir os comandos: deslizando seu dedo sobre a roda e pressionando os botões localizados sob e no meio da roda.

Sob a superfície plástica da Click Wheel, há quatro botões mecânicos (menu, recuar, avançar, tocar/pausar) e há um botão no centro (selecionar).


Face da click wheel


Por trás da face da click wheel (esquerda) e contatos da click wheel na placa-mãe

Você tem cinco botões e cinco contatos correspondentes na placa-mãe. Por exemplo, quando você pressiona o lado direito da roda enquanto ouve uma música, ela empurra o botão de avançar para baixo. O lado inferior de cada botão de borracha é feito de metal, de modo que pressioná-lo completa o circuito correspondente na placa-mãe. A placa-mãe informa ao processador que o circuito está completo e o processador informa ao sistema operacional para que avance rapidamente aquela música.

A função sensível ao toque da click wheel permite que você se movimente ao longo das listas, ajuste o volume e avance rapidamente uma música movendo seu dedo ao redor da roda estacionária. Ela funciona um pouco como o touchpad de um laptop. De fato, a companhia que forneceu a click wheel para iPod 4G foi a Synaptics, mais conhecida por fazer touchpads de laptops. Para o 5G, a Apple criou seu próprio design proprietário de click wheel com base no mesmo princípio de sensor de capacidade da click wheel projetada anteriormente pela Synaptics.

Sob a capa plástica da click wheel, há uma membrana que incorpora canais metálicos. No ponto em que os canais se cruzam é criado um endereço posicional, como as coordenadas de um gráfico.


Basicamente, um sistema de sensor de capacidade funciona assim: o controlador do sistema fornece uma corrente elétrica para a grade. Os canais metálicos que formam a grade são condutores, ou seja, conduzem eletricidade. Quando outro condutor (seu dedo, no caso) fica próximo à grade, a corrente quer fluir para seu dedo para completar o circuito. Mas existe um pedaço de plástico não-condutor no caminho, a tampa da click wheel. Assim, a carga se acumula no ponto da grade que está mais próximo de seu dedo. Esse acúmulo de uma carga elétrica entre dois condutores é chamado de capacitância. Quanto mais próximos os dois condutores ficarem sem se encostar, maior será a capacitância.


Frente da membrana: aqui você pode ver a grade condutora


Traseira da membrana: aqui você pode ver o controlador da click wheel

A parte "sensível" do sistema faz parte do controlador. O controlador da click wheel (veja acima) é programado para medir as mudanças na capacitância. Quanto maior a mudança na capacitância em qualquer lugar, mais próximo seu dedo deverá estar desse ponto. Quando o controlador detecta uma determinada mudança na capacitância, ele envia um sinal para o microprocessador. À medida que você move seu dedo ao redor da roda, o acúmulo de carga se move ao redor junto com ele. Toda vez que o controlador sente a capacitância em um ponto determinado, ele envia um sinal. É assim que a click wheel pode detectar a velocidade do movimento. Quanto mais rápido você move o dedo ao redor da roda, mais compactada o fluxo de sinais que ela envia. E à medida que o microprocessador recebe os sinais, ele faz a ação correspondente. Aumentar o volume, por exemplo. Quando seu dedo pára de se mover ao redor da roda, o controlador pára de detectar mudanças na capacitância e pára de enviar sinais. Em conseqüência, o microprocessador pára de aumentar o volume.

Agora, durante a discussão das funções da click wheel, um colega particularmente curioso levantou a seguinte questão: se você controla a click wheel, por que seu dedo é um condutor, por que você não pode controlar a click wheel usando um clipe para papel?

Enquanto quebrávamos nossas cabeças, fizemos uma experiência.

Experiência: que tal um Apple?
O que você pode usar para controlar a click wheel sensível ao toque? Aqui está uma lista resumida do que testamos:
  • dedo: sim
  • laranja: sim
  • maçã: sim
  • tampa plástica de caneta: não
  • clipe para papel: não
  • pinos do carregador do iPod: não
Os "sim" são fáceis de explicar: frutas e carne podem conduzir eletricidade. Entretanto, os "nãos" são um pouco mais misteriosos. A tampa de caneta é não-condutor. Mas o que dizer do clipe para papel e os pinos do carregador? Eles são condutores! Para solucionar esse enigma, entramos em contato com um perito no campo da eletrônica, que recomendou a seguinte ação: enrole seu dedo em uma folha de papel-alumínio e tente acionar a scroll wheel. Nosso perito estava pensando em "área superficial". Essa entrada feita com o dedo enrolado em papel-alumínio funcionou perfeitamente.

Pode ser que a área superficial do clipe para papel não seja suficiente para disparar a grade condutora? Para investigar essa hipótese, tentamos acionar a scroll wheel usando a ponta cega de uma faca de jantar. Funcionou. Concluímos que a área superficial faz a diferença.

Mas há outro fator, também, porque segurar a faca de jantar entre duas canetas plásticas e movê-la ao redor da scroll wheel não funciona. A mesma coisa com a maçã e a laranja. Você precisa tocar a faca ou a laranja para que a scroll wheel a detecte. O fator determinante, então, é você. O corpo humano é um condutor que fornece uma área neutra muito grande para uma carga saltar. A diferença de carga entre seu corpo e os eletrodos da click wheel fornece a voltagem, ou "pressão" elétrica, que ativa o sistema da click wheel.

Agora que verificamos o hardware do iPod, vamos dar uma olhada no software que ele suporta.

Software iPod e mundo do iPod


Foto cedida Apple
Menu principal do iPod video
Enquanto a Apple guarda segredo sobre o software de seu iPod, todos falam que o iPod 5G executa o sistema operacional Pixo OS 2.1 junto com a Plataforma de Mídia Digital da PortalPlayer (site em inglês). A plataforma da PortalPlayer é um "sistema em um único chip" que fornece uma parte do hardware que já vimos, incluindo os dois núcleos de microprocessador ARM7TDMI. O pacote de desenvolvedor inclui suporte a decodificador de áudio, firmware personalizável (com suporte para o desenvolvimento do sistema DRM) e ferramentas de desenvolvimento de software. A interface de usuário do iPod é comprovadamente baseada no software Pixo Toolbox que estava disponível quando a Apple criou o dispositivo (agora o Pixo faz parte da Sun Microsystems).

Além do software da interface de usuário e sistema operacional, a codificação e decodificação de vídeo do iPod acontece no nível do software. O chip de vídeo Broadcom que vimos na última seção manipula o processamento no nível do hardware, mas possui uma parte correspondente de software para rodar o codec (aplicativo de codificação) de vídeo.

No que se refere aos requisitos do sistema operacional, o iPod vídeo é compatível com Mac OS X v10.3.9 ou posterior, Windows 2000 (com Service Pack 4 ou posterior) e Windows XP Home e Professional (com Service Pack 2 ou posterior).

Onde o software do iPod começa a ficar realmente interessante é na parte do software de terceiros e hacks que surgiram em resposta à popularidade do iPod. O software de terceiros para o iPod consiste de programas que usam ou se apóiam nas funções atuais do iPod sem alterar a maneira com que o dispositivo deve funcionar. Isso inclui jogos via download para iPod, programas que convertem uma série de DVDs para arquivos de vídeo compatíveis com iPod de uma só vez, programas que convertem dados de PDA e apresentações em PowerPoint para arquivos compatíveis com iPod e software que permite que você crie seus próprios jogos de iPod baseados em texto.

Os hacks de iPod são programas escritos para dar nova funcionalidade (não pretendida pela Apple) aos iPods. Você lembra quando falamos de coisas que você não pode fazer com um iPod, como a sincronização via FireWire? Bem, existe uma solução não ortodoxa para sincronizar um iPod via FireWire. A menos que você seja um programador, "hackear um iPod" significa apenas que você faz o download de um pedaço de código que altera a funcionalidade de seu iPod em nível de software. Se você é um programador, significa desenvolver esse código. Os hackers de iPod publicam todo tipo de programas que alteram a maneira como seu iPod funciona. Alguns desses softwares são gratuitos e outros estão à venda. Alguns hacks disponíveis atualmente permitem que você:

  • faça um iPod funcionar com máquinas Linux e executar aplicativos Linux;
  • remova os limitadores de volume (os iPods vendidos na Europa limitam o volume em 100 decibéis; iPods sem o limitador podem atingir mais de 115 decibéis);
  • transforme seu iPod em um controle remoto universal;
  • conecte um disco rígido externo a seu iPod para aumentar a capacidade de armazenamento;
  • mude a fonte e os gráficos de seu iPod;
  • assista a filmes em modo de tela cheia em seu iPod;
  • plugue seu iPod a qualquer computador (mesmo sem iTunes) e ouça música a partir do disco rígido;
  • transfira para o iPod sem usar o iTunes;
  • substitua o iTunes completamente como o jukebox principal do iPod;
  • use um iPod com uma máquina Windows 98.
Para aprender mais sobre hacks de iPod, verifique Como funcionam hacks para iPod.

Entre os aplicativos embutidos e o software de iPod externo, esse dispositivo de 140 gramas oferece muita funcionalidade. Entre no mundo de acessórios de iPod e comece a ver por que a vida de algumas pessoas gira ao redor de um iPod.


Apple
Sistema iPod Hi-Fi
O iPod se tornou tão onipresente que você ouvirá pessoas regularmente se referindo a MP3 players como "iPods" mesmo que não estejam falando do dispositivo da Apple. Todo um gênero de transmissões evoluiu para tirar vantagem do iPod. Você pode fazer o download de "podcasts" para qualquer tipo de MP3 player (ou computador), mas essas transmissões feitas em casa originalmente surgiram como um aplicativo de iPod.

A extensa lista de acessórios disponíveis para o iPod, tanto de produtos da Apple como de terceiros, se apóia no hardware e software do iPod para colocá-lo no centro de uma "experiência de mídia digital". Apenas alguns dos acessórios que você pode comprar da Apple para equipar seu iPod incluem:

  • microfone para gravação de lembretes de voz
  • gravadores de voz digitais externos
  • dock universal para carga, sincronização ou conexão a um equipamento de áudio/vídeo externo
  • controle remoto compatível com dock universal
  • conector de câmera para download de fotos diretamente de uma câmera digital para um iPod
  • braçadeiras para portabilidade, estojos para proteger exterior reluzente e capas para personalizar a aparência do iPod
  • adaptadores de áudio para carros, suportes automotivos para iPod
  • alto-falantes portáteis, de mesa e sem fio
  • sistema de alto-falantes para iPod Hi-Fi
  • carregadores e adaptadores de alimentação para carros
  • transmissores de rádio

HSW Shopper
Luvas Tavo iPod
Outras companhias, além da Apple, estão desenvolvendo bons acessórios para o iPod. Diversos fabricantes de som estéreo para carros surgiram com equipamentos compatíveis com iPod. A Tavo criou luvas "amigáveis para click wheel" para pessoas que usam seus iPods ao ar livre no inverno. O material do indicador e do polegar das luvas possui fios de nylon revestidos com prata passando por ele para que as pontas de seus dedos fiquem aquecidas, mas ainda assim condutoras. A cama compatível com iPod da DesignMobel tem um dock de iPod embutido e vem com um sistema de som opcional Bose, e o iLounge da Atech é uma combinação de dock para iPod, sistema de alto-falantes e porta-papel higiênico. O GeekPod 100 da BatteryGeek.net é uma bateria externa que energiza um iPod por até 100 horas com uma única carga. Sim, 100 horas de audição prazerosa. O que nos traz a um problema potencial que se tornou uma controvérsia sobre o iPod: as pessoas que ouvem seu iPod a todo volume por longos períodos podem sofrer perda da audição.

A possibilidade de perda da audição em longo prazo para as pessoas que colocam seus plugues de ouvido assim que saem de casa gerou uma polêmica na imprensa. A questão é principalmente a respeito da capacidade do iPod produzir som em volumes mais altos do que 115 decibéis. Alguns experts acreditam que a exposição repetida a esse volume, especialmente via fones de ouvido internos, pode causar "zumbido no ouvido e perda de audição na velhice". Na Europa, a Apple limitou o volume do iPod em 100 decibéis em resposta a uma lei francesa que o exigia, mas as unidades vendidas nos Estados Unidos não possuem o limitador de volume.

No início de 2006, um homem na Louisiana apresentou uma ação judicial contra a Apple relacionada ao potencial de perda de audição. Ele alega que o iPod possui um "projeto inerentemente defeituoso" e não alerta apropriadamente seus usuários sobre o dano potencial à audição. Veja BBC News: homem processa por 'risco à audição' do iPod (site em inglês) para saber mais.

Em vista da má notícia e da ação judicial, é possível que a Apple decida incluir limitadores de volume em todos os novos iPods com o lançamento da próxima geração. Até o momento, a Apple lançou uma atualização de software limitadora de volume para o iPod video e o iPod nano. Independentemente de o volume ser abaixado, parece que a disseminação do iPod irá continuar. O lançamento do primeiro celular iTunes em 2005 marcou o início do que poderia ser a crescente integração da funcionalidade do iPod com outros dispositivos portáteis. O processador de vídeo da Broadcom do iPod também suporta funções de câmera digital, de modo que essa é uma possível utilidade dos futuros iPods. Patentes recentes da Apple incluem desenhos de uma tela sensível suportando o que parece ser uma click wheel virtual, o que leva algumas pessoas a supor que o próximo iPod terá uma interface gráfica totalmente sensível ao toque.

Para mais informações sobre iPods e assuntos relacionados, verifique os links na próxima página.

Mais informações

Artigos relacionados

Mais links interessantes (em inglês)

Fontes

  • Apple: Apresentação do iTunes
    http://www.apple.com/itunes/overview/
  • Fórum de Assuntos da Apple
    http://www.applematters.com/index.php/forums/viewthread/366/
  • Apple: O Novo iPod
    http://www.apple.com/ipod/ipod.html
  • A Apple Store: Acessórios para iPod
    http://store.apple.com/
  • Sensoriamento de Posição Capacitivo. Synaptics Technology.
    http://www.synaptics.com/technology/cps.cfm
  • Kahney, Leander. "Envenenando um iPod para Rodar em Linux." Wired News.
    http://www.wired.com/news/mac/0,2125,57565,00.html
  • kernelthread.com: SO do iPod
    http://www.kernelthread.com/mac/oshistory/11.html
  • "Ação judicial: iPods podem causar ... ahn?" CNN.com. 2 de fevereiro de 2006.
    http://edition.cnn.com/2006/LAW/02/01/ipod.suit.ap/
  • Levy, Steven. "O Novo iPod." Newsweek.
    http://www.msnbc.msn.com/id/5457434/site/newsweek/
  • Nocera, Joe. "Boa Sorte Com Aquele iPod Quebrado." The New York Times. 4 de fevereiro de 2006.
  • Quirk, Gregory A. "Descubra o que existe realmente dentro do iPod." CommsDesign.
    http://www.commsdesign.com/showArticle.jhtml?articleID=177105035
  • Synaptics Technology.
    http://www.synaptics.com/technology/cps.cfm
  • Van Buskirk, Eliot. "O segredo por trás da roda de rolagem do iPod." MP3 Insider. 17 de setembro de 2004.
    http://reviews.cnet.com/4520-6450_7-5512416-1.html